Extreme Metal Fest – 10-12-2011 – São Paulo – SP (Carioca Club)

Por Leandro Cherutti
Fotos Leandro Cherutti

A banda sueca Dark Funeral, realizou no último dia 10 de dezembro um show impecável na cidade de São Paulo. Se apresentando na 10ª edição do Extreme Metal Fest, encerrando com chave de ouro a extensa maratona de espetáculos que tivemos no ano de 2011 na capital. Liderado pela figura marcante de Lord Ahriman, a banda conseguiu obter reconhecimento e notoriedade mundial, se tornando um grande ícone na cena Black Metal.  Ainda fez parte do cast o grupo norte-irlandês de Thrash Metal Gama Bomb, e as brasileiras Hammurabi e Anarkhon.

Era muito cedo quando o palco do Carioca Club teve suas cortinas abertas pela primeira vez, e foi com a banda de Death Metal guarulhense Anarkhon. Iniciando sua apresentação às16h35. O público era muito pequeno, mas nada que desmotivasse os músicos, que ainda enfrentaram um contratempo com a aparelhagem da casa. Depois de aproximados 8 minutos de pausa, retomaram com canções de autoria própria, e finalizaram com um clássico do Deicide “Sacrificial Suicide”.

Aproximadamente às 17h05, foi a vez do Death/Thrash mineiro tomar conta do espetáculo. Com uma empolgante presença de palco do baixista Wesley Ribeiro, a banda ganhou muito em empolgação, fazendo com que o público se agitasse ainda mais ao som do Hammurabi. Daniel Lucas sempre muito firme em seus vocais e preciso na guitarra, colocou o peso na noite. Críslei Rodrigo (bateria) ditou o ritmo e velocidade nas canções. Mesmo desfalcado de um guitarrista, a banda mandou muito bem.

Por volta das 17h45, a carismática banda de Thrash Metal Gama Bomb, tomou de assalto o palco do Carioca Club. Esbanjando carisma e empolgação, conquistaram logo no primeiro som, os olhares aficionados dos fãs. Os músicos seguem a velha linha anos 80, e foram responsáveis por trazer toda a nostalgia dos velhos tempos de volta.

Com um repertório muito bem escolhido e baseado nos álbuns Citizen Brain e Tales From The Grave in Space tivemos como destaques as faixas “We Respect You”, a veloz “OCP” baseada na figura de Dick Jones do filme Robocop, “Last Ninja Unite” também esteve presente, seguida da boa e respeitada “Hammer Slammer”, ainda passando por “Mussolini Mosh” e “Mummy Invasion”. Em sua primeira visita aos trópicos, o Gama Bomb passou uma ótima impressão aos fãs. Agora é aguardar uma próxima visita.

Não demorou muito para a atração principal subir ao palco. Pontualmente às 19h, os suecos do Dark Funeral entraram em cena em uma atmosfera sombria, matando a ansiedade de todos com a fortíssima “Stigmata”. Lord Ahriman (guitarra), Nachtgarm (vocal), Chaq Mol (guitarra), Zornheym (baixo) e Dominator (bateria) deram prosseguimento com “666 Voices Inside” do CD “Attera Totus Sanctus” de 2005. As Blasfêmias continuaram respectivamente com “Eriched By Evil”, a cadenciada “Goddness of Sodomy”, “Arrival Satan’s Empire” e “Open The Gates”. O emblemático ex-vocalista Emperor Magus Caligula, foi muito bem substituído, não digamos que totalmente a altura, pois ainda é um pouco cedo para dizermos, pois são estilos diferentes. Mas Nachtgarm mandou muito bem no que foi exigido, e demonstrou um excelente desempenho no palco. Juntamente com Chaq Dol, Zornheyn e Dominator, Lord Ahriman, membro original e fundador da banda, comandou o quinteto na noite, proporcionando um belo show.

Os suecos souberam mesclar de forma primorosa sua discografia, passando por canções como “Vobiscum Satanas”, a antiga “Shadow Over Transylvania” que veio emendada com “Heart of Ice”.

Na parte final tivemos a tão aguardada “The Black Of The Secret Art” do vinil de estréia, juntamente veio “Hail Murder” e “My Funeral”. A banda ainda presenteou os fãs paulistanos com uma canção extra, que não fez parte da extensa turnê. A escolhida foi a grandiosa “An Apprentice Of Satan”.

Para os amantes do metal extremo, este ano foi altamente generoso aos fãs. E ficou a cargo do Dark Funeral fazer este encerramento de forma fantástica. Parabéns a Tumba Produções por mais um ano muito bem sucedido na realização do Extreme Metal Fest.

Set List  Dark Funeral

Stigmata
666 Voices Inside
Enriched by Evil
Goddess Of Sodomy
The Arrival of Satan’s Empire
Open The Gates
The Birth Of Vampiir
Atrum Regina
King Antichrist
Vobiscum Satanas
Shadows Over Transylvania
Heart Of Ice
Encore
The Secrets Of The Black Arts
Hail Murder
My Funeral
An Apprentice Of Satan

Confira os vídeos do Extreme Metal Fest

(Visited 96 times, 1 visits today)