Peter Murphy & Wayne Hussey – 13-09-2014 – São Paulo (Carioca Club)

Peter Murphy - SP 2014 - por André Banyai 8x8 Live

Texto por André Luiz – Fotos por André Luiz, Costabile Salzano Jr (The Ultimate Press) e André Banyai (8×8 Live) – Edição por André Luiz

Início de noite de sábado agradável na capital paulista, público numeroso ocupando de 85 a 90% das dependências do Carioca Club, clima nostálgico na casa de shows. O ambiente exalando anos 80 proporcionado por admiradores dos anfitriões da noite, teve nas apresentações dos ícones ingleses Peter Murphy e Wayne Hussey seu ápice, cada qual a sua maneira. Mas a noite não iniciou com os músicos on stage, após um pequeno atraso na abertura da casa, o Dj Tonyy Moreira apresentava seu set  com clássicos oitentistas, transformando a pista do Carioca Club em uma extensão do Madame Satã e Ácido Plástico, casas nas quais o DJ iniciou sua trajetória na cena musical.

Wayne Hussey foi o primeiro dos ingleses a subir ao palco, ele que três semanas e meia antes havia se apresentado com o The Mission em São Paulo, mas desta vez executando um set acústico, mais intimista. Sozinho no palco, empunhando um mini violão, iniciou sua performance trazendo o público para si com dois clássicos, “Killing Moon” do Echo And The Bunnymen e “Like A Child Again”. Na sequência, empunhou sua guitarra elétrica e continuou a apresentação com “All Along” e “The Watchtower”. “Amelia” e sua melodia amargurada deram o ar da graça (acústico parece que a carga de dramaticidade dessa música aumenta), “Black Mountain”, “Mist Wither” e “On The Vine” precederam a sequência com alguns dos maiores clássicos interpretados por Wayne Hussey: “Stay With Me” com grande participação do público, o hit oitentista sucesso da época “Severina” e o medley “Wasteland / Like A Hurricane / Wasteland”. A performance encerrou com “Swan Song” e um sentimento de que poderia haver mais execuções.

Set List Wayne Hussey
Killing Moon
Like A Child Again
All Along
The Watchtower
Amelia
Black Mountain
Mist Wither
On The Vine
Stay With Me
Severina
Wasteland / Like A Hurricane / Wasteland
Swan song

Vídeo de Wasteland / Like A Hurricane / Wasteland.

Um ano após o show comemorando 35 anos do Bauhaus, Peter Murphy retornou ao mesmo Carioca Club celebrando o lançamento do seu 10º álbum solo pela turnê intitulada Lion South American Tour 2014. O que se pôde perceber é que boa parte dos presentes à casa de shows aguardava algo semelhante ao ocorrido em 2013, com set focado na trajetória do músico junto ao Bauhaus, mas quem tinha conhecimento dos shows do frontman pela atual tour sabia que a coisa seria diferente…

Contando com banda completa on stage, Murphy iniciou a performance da noite com a faixa inicial e single do álbum Lion, “Hang Up”, prejudicada pela regulagem de som que tornava o vocalista inaudível. Em “Low Room” do álbum Holy Smoke de 1992 a situação melhorou e prosseguiu com outra do Lion, “Low Tar Stars”. Ninth de 2011 também esteve presente no set com a dobradinha “Memory Go” e a ótima “Peace To Each”. Dando uma pausa nas faixas mais recentes, o clássico “Deep Ocean Vast Sea” acabou com o até então clima morno do show, mas “Gaslit” não deu sequência a efervescência.

Peter Murphy - SP 2014 - por André Banyai 8x8 LiveIII

Curiosamente, mais duas do Lion seguiram o show e deram um ‘up’ na receptividade do público, “Eliza” e “Holy Clown”, mas foi com o clássico “A Strange Kind Of Love” do álbum Deep (1989) que o uníssono e o clima romântico tomaram conta do Carioca Club. “Silent Hedges” e “She Is In Parties” finalmente trouxeram o repertório do Bauhaus à tona, “Velocity Bird” e o petardo de 2011 “The Prince & Old Lady Shade” (com direito a violino) encerraram a primeira parte da performance. Para o encore, nada menos que o principal hit da carreira solo de Peter Murphy, “Cuts You Up”, levando os presentes a transformarem o local em danceteria e bradando a letra em alto e bom som, seguindo com a faixa-título do último álbum “Lion” e para encerrar, mais uma do Ninth, “Uneven & Brittle”. O show de uma forma geral intercalou momentos de pico como em “ASKOL”, “The Prince…”, “Deep Ocean…”, “Cuts You Up” e as músicas do Bauhaus, com outros sem tanta receptividade como “Gaslist” e a dobradinha final, o que deixou a apresentação de uma forma geral em um clima morno, porém dentro do esperado para performance que baseou-se mais em músicas do recente Lion e do Ninth de 2011 em detrimento de clássicos do Bauhaus. Agradecimentos à 8×8 Live e Costábile Jr. pela produção e divulgação do evento.

Set List Peter Murphy
Hang Up
Low Room
Low Tar Stars
Memory Go
Peace to Each
Deep Ocean Vast Sea
Gaslit
Eliza
Holy Clown
A Strange Kind of Love
Silent hedges (Bauhaus song)
She is in parties (Bauhaus song)
Velocity Bird
The Prince & Old Lady Shade
Encore:
Cuts You Up
Lion
Uneven & Brittle

Vídeo de Cuts You Up.

(Visited 5 times, 1 visits today)