Vicious Rumors: dezembro na América do Sul

vicious_press3

A lendária banda norte-americana VICIOUS RUMORS, atualmente formada por Nick Holleman (vocal), Geoff Thorpe e Bob Capka (guitarras), Tilen Hudrap (baixo) e Larry Howe (bateria), tem sua primeira turnê sul-americana confirmada para o mês de dezembro, pela Open The Road Agency. “35th Anniversary Tour”comemora estes mais de trinta anos dedicados ao som pesado, apresentando diversos clássicos, ao lado de faixas de discos mais recentes, como “Eletric Punishment”, de 2013. O grupo também divulga “Live You to Death II: American Punishment, Live in the USA”, álbum duplo que abrande toda a discografia desta conceituada instituição do Power/Thrash Metal liderada por Geoff Thorpe.

35 anos de atividades constantes
Nascido em 1979, na área da baía de San Francisco, a famosa “Bay Area”, o VICIOUS RUMORS foi um dos precursores do Metal na região, onde logo depois surgiriam bandas fundamentais para a cena, como Metallica, Megadeth, Exodus, Testament, Forbidden, Vio-lence, Death Angel, Lääz Rockit e Defiance. Ainda que um pouco distante da sonoridade que consagrou estas bandas, o VICIOUS RUMORS apostou numa linha mais melódica, estreando em 1985 com o clássico “Soldiers of the Night”, apresentando o futuro guitar hero Vinnie Moore.

O segundo álbum, “Digital Dictator”, é lançado em 1988, com seu line-up clássico: Carl Albert (vocal), Geoff Thorpe e Mark McGee (guitarras), Dave Starr (baixo) e Larry Howe (bateria). Com esta formação são lançados os seguintes discos: “Vicious Rumors” (1990), “Welcome to the Ball” (1992) e o ao vivo “Plug in and Hang On – Live in Tokyo” (1992). Estes lançamentos renderam ao grupo uma turnê pela Europa com o Death Angel e o Forbidden, se apresentando no festival Dynamo Open Air na Holanda para mais de 25 mil pessoas. O clipe de“Don’t Wait for Me” colocou a banda em destaque no programa “Headbanger’s Ball” da MTV, estrelado por Vanessa Warvick. Também excursionaram pelos EUA por cerca de dois meses. “Welcome to the Ball” recebeu uma indicação ao Bay Area Music Awards ao lado de Tesla e Metallica, seguido de uma turnê europeia com o Savatage. Este foi o álbum de maior destaque do VICIOUS RUMORS até então, onde a banda recebeu vários prêmios.

vicious_press2

Após o lançamento de “Plug in and Hang On – Live in Tokyo” o guitarrista Geoff descobre que está com a “síndrome do túnel carpal”, que é uma pressão no nervo médio – o nervo do punho que fornece sensação e movimento para partes da mão. Indecisos sobre continuar ou não com a banda, resolvem seguir em frente e lançam o EP “The Voice”, em 1994, composto de quatro faixas, sendo duas delas covers de Led Zeppelin e Rolling Stones. O último disco com o vocalista Carl Albert viria em seguida, “Word of Mouth”, também de 1994, já com Tommy Sisco no baixo, substituindo Dave Starr. A música “Thunder and Rain (Part 1 & 2)” é dedicada ao guitarrista Criss Oliva (Savatage), falecido em 1993. De volta a Europa, o grupo toca no Dynamo e se junta ao Metal Church e Killers, de Paul Di’Anno para várias datas pelo velho continente. Logo após esta bem sucedida turnê, Carl Albert morre tragicamente em um acidente de carro, no dia 22/04/1995, encerrando assim uma fase do VICIOUS RUMORS.

Em 1995 é lançado o disco “A Tribute to Carl Albert”, uma homenagem ao talentoso vocalista, com gravações retiradas da última turnê europeia, além de três faixas demo. Em 1996 é lançado “Something Burning”, com Geoff assumindo os vocais e dividindo as guitarras com Steve Smyth, além de Tommy e Larry na cozinha. Uma nova alteração de formação vem com “Cyberchrist”, de 1998, com a adição do vocalista Brian O’Connor. Três anos depois, “Sadistic Symphony” é lançado, mantendo apenas Geoff da antiga formação, acrescentando Morgan Thorn (vocal), Cornbread (baixo), Ira Black (guitarra) e na bateria, Atma Anur e Bill Ackerman e apostando numa sonoridade mais moderna.

Entre idas e vindas, “Warball”, de 2006, tem em suas fileiras o retorno de antigos membros e sonoridade clássica, bem como o acréscimo do conhecido vocalista James Rivera (Helstar), estabilizando a formação com Geoff e Brad Gillis (guitarras), Dave Starr (baixo) e Larry Howe (bateria). Em 2011 “Razorback Killers” é lançado, com participações de vários músicos, incluindo o ex-guitarrista Mark McGee, o guitarrista Eric Peterson (Testament), Brad Gillis, e a estreia em estúdio de Stephen Goodwin (baixo), Kiyoshi Morgan (guitarra) e Brian Allen (vocal). A banda faz uma extensa turnê europeia com o Hammerfall com Thaen Rasmussen no lugar de Morgan. Em 2012 sai outro disco ao vivo, “Live You to Death”, seguido do álbum de estúdio “Eletric Punishment”, de 2013 e diversas turnês. Com o lançamento do ao vivo “Live You to Death II: American Punishment, Live in the USA” em 2014 a formação estabiliza-se com Nick Holleman (vocal), Geoff Thorpe e Bob Capka (guitarras), Tilen Hudrap (baixo) e Larry Howe (bateria), justamente esta que vem a América do Sul pronta para detonar grandes clássicos do Power Metal americano!

Confira as datas:
04/12 – Disponível
05/12 – Limeira @ Bar da Montanha
06/12 – Vitória @ Mega Metal Fest
07/12 – São Paulo @ Manifesto Bar
10/12 – Disponível
11/12 – Disponível
12/12 – Londrina @ Hush Pub
13/12 – Buenos Aires @ TBC
14/12 – Curitiba @ Blood Rock Bar

(Visited 225 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *