Higher – Higher

Capa_Higher

Higher Higher
CD – Independente (2014)

Texto por Clovis Roman – o conteúdo expresso reflete a opinião do autor, é de inteira responsabilidade deste
Edição por André Luiz

Reunindo músicos de altíssimo gabarito, o Higher é uma das coisas mais legais que apareceram aqui na redação nos últimos tempos. O som dos caras pode ser definido simplesmente como Metal, afinal, a fusão entre peso e melodia tão característica do estilo está sempre presente nos poucos mais de 40 minutos desse disco autointitulado. O vocal parece uma mistura de Luke Easter (Tourniquet) e Mathew Barlow (Iced Earth), num resultado pra lá de satisfatório. Quando tenta fazer uns guturais acaba ficando meio deslocado, mas na aposta em vocalizações mais “metálicas”, o resultado é excelente.

O trabalho é permeado de esmero, e a produção de Thiago Bianchi realçou bem essa característica. Então, a altíssima qualidade de sons como “Keep Me High”, a espetacular “The Sign” e “Lie” (essa gruda na cabeça instantaneamente) surpreende. Positivamente. Mas apesar dessas e das outras serem todas ótimas composições, o destaque absoluto e indiscutível do disco é “Illusion”, uma música onde os caras acertaram a mão em todos os detalhes. Não há absolutamente nada aqui passível de críticas.

Como citei antes, o estilo deles cabe no rótulo “Metal”, sem entrar em maiores detalhes. Afinal, seria uma ingrata tarefa tentar cercar o som com definições das mais diversas e obtusas. As mais diversas influências se mesclam naturalmente, e certamente o ‘background’ jazzístico dos caras contribuiu no processo de composição. Mas não se preocupe, o som é baseado nas guitarras, baixo, bateria e vocal, sem excessos, experimentações pentelhas e devaneios sonoros.

A grupo nasceu das cinzas do inexpressivo Second Heaven, que pouco durou em meados dos anos 90. O vocalista Cezar Girardi e o guitarrista Gustavo Scaranelo, que viajaram por diversos estilos desde então, resolveram se reunir para voltar a tocar música pesada, paixão que nunca haviam abandonado de fato. Durante as gravações eles eram um quarteto, mas agora abriram espaço para uma segunda guitarra, que está a cargo de Felipe Martins [NOTA DO EDITOR: apresentado no coquetel de audição do álbum para imprensa especializada no qual estive presente]. Na parte lírica, o Higher aposta em falar “sobre a elevação do homem através de suas escolhas cotidianas, buscando uma condição mais alta”. Seja lá o que isso signifique, o álbum de estreia da banda é item indispensável em sua coleção.

Integrantes:
Cezar Girardi – vocal
Gustavo Scaranelo – guitarra
Andrés Zúñiga – baixo
Pedro Rezende – bateria

Faixas:
01- Lie
02- Illusion
03- Keep Me High
04- Climb The Hill
05- Like The Wind
06- Break The Wall
07- Time To Change
08- Make It Worth
09- The Sign

Confira abaixo vídeo clipe de “Lie”, além de lyrics para “Keep me High” e “Climb the Hill”:

(Visited 70 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *