Adrenaline Mob, Noturnall e República – 08-05-2015 – Rio de Janeiro (Circo Voador)

Adrenaline Mob - RJ - mai-2015 - por Allan Barata 1O6A4250web_wm

Texto por Arony Martins – Fotos por Allan Barata – Edição Rodrigo Gonçalves e André Luiz

E mais um grande evento aterrissou em terras cariocas, desta vez trazendo ao público da cidade maravilhosa três grandes nomes da New Wave of American Heavy Metal. As brasileiras Republica e Noturnall acompanharam a norte-americana Adrenaline Mob em uma noite de baixas temperaturas no ambiente, mas muito quente do ponto de vista musical.

Republica é atualmente um dos grupos brasileiros de metal que tiveram a oportunidade de superar as fronteiras do underground. E vem fazendo isso com qualidade. A banda composta por Leo Belling (vocal), Luiz Fernando Vieira (guitarra), Jorge Marinhas (guitarra), Marco Vieira (baixo) e Fernando Rensi (bateria) subiu ao palco do Circo Voador e diante de um público ainda reduzido no dado momento, fez muito mais do que aquecer a fria noite carioca. Seguramente uma palavra que resume bem a apresentação do grupo é ‘atitude’. Com músicos experientes o República, através de uma apresentação sólida e dotada de muita energia, levantou os presentes que ansiosamente aguardavam as apresentações vindouras das bandas Noturnall e Adrenaline Mob.

A banda que já se apresentou no Rock In Rio em 2013, trouxe em sua apresentação todas as músicas do seu terceiro álbum ‘Point Of No Return’, de 2013. A receptividade do público presente foi a melhor possível. Resultado de uma postura bastante interativa da banda com os mesmos. Com riffs pesados, grooves fortes e melodias marcantes o grupo apresentou músicas como “Time To Pay”, “Goodbye Asshole”, “Dark Road” e “El Diablo”, tendo inclusive a participação especial do tecladista do Noturnall, Juninho Carelli em “Supremacy”, cover da banda norte-americana Muse. Outro momento que levantou o público presente foi a execução de “Enter Sandman”, do Metallica. Todavia o arranjo ficou a quem do esperado tendo a mesma sendo apresentada sem o peso característico em minha opinião, mas nada que diminua a apresentação dessa banda que já tem uma longa história e com toda a certeza pode sim ser uma referência do metal nacional.

Set list Republica:
Intro
Redemption Day
Time To Pay
Why?
Change My Way
Life Goes On
Goodbye Asshole
Supremacy
No Mercy
Dark Road
The Land Of The King
Enter Sandman
El Diablo

O Noturnall é daquelas bandas que já nasceram grandes e com grande experiência, inclusive internacional. Formada pelos ex-integrantes do Shaman, Thiago Bianchi (vocal), Fernando Quesada (baixo), Léo Mancini (guitarra), Junior Carelli (teclado), acompanhados pelo renomado baterista Aquiles Priester (Angra, Primal Fear) o grupo trouxe ao Circo Voador a tour de divulgação de seu mais novo trabalho ‘Back To fuck You Up’, recentemente lançado.

De cara, deram o ponta pé inicial com “Fake Healers”, pesadíssima faixa do primeiro e homônimo álbum da banda. A interação do público presente desde o princípio do show foi algo bastante satisfatório. Era possível observar muitos fãs inclusive vestindo camisas da banda e com o objetivo claramente de os assistir, mesmo tendo o Adrenaline Mob como headliner na noite. Na sequência foram executadas “Zombies” e “No Turn At All”, também do primogênito trabalho do grupo.

Ao final da terceira música, Thiago Bianchi bastante emocionado diz que tanto para ele quanto para a banda era um sonho estar ali em um lugar o qual chamou de mítico, e de certa forma ele tem razão, grandes artistas passaram por aquele palco. Então, se para o Noturnall era uma forte emoção estar ali, com toda a certeza o público foi tocado por ela e respondeu de forma fiel e empolgante a todo o repertório apresentado pelo grupo. Bianchi anuncia que uma nova música seria apresentada, “Back To Fuck You Up”, do novo e homônimo álbum. Seguida de “Hate”, “Fight The System” e “St Trigger”.

Um ponto alto do show foi a apresentação do solo de bateria de Aquiles Priester. Acompanhado por trilhas sampleadas, o baterista muito técnico e versátil inseriu em seu número temas brasileiros como o samba e choro, acompanhando para delírio do público presente a canção “Brasileirinho”. Ao voltar ao palco a banda presenteia os fãs com um cover da histórica banda Pantera executando “Cowboys From Hell” e finalizam sua apresentação com “Nocturnal Human Side”, sendo muito aplaudida ao final de sua curta, mas competente apresentação.

Provável que participar de uma tour com o Adrenaline Mob projete ainda mais a banda no cenário internacional. Se isso acontecer não será nada mais do que justo devido ao ótimo trabalho que a banda vem desenvolvendo desde seu primeiro e homônimo álbum. Que o Noturnall tenha vida longa e seus fãs mais apresentações como essa aqui resenhada.

Set list Noturnal:
Fake Healers
Zombie
No Turn At All
Back To Fuck You Up
Hate
Fight The System
St Trigger
Cowboys From Hell
Nocturnal Human Side

Formado em 2011 pelo vocalista Russell Allen (Symphony X), o Adrenaline Mob é um muito mais do que um dos diversos supergrupos formados na última década. Podemos dizer com toda a certeza que hoje em dia, a banda que já teve em seu line-up o baterista Mike Portnoy (ex-Dream Theater, Flying Colors, The Winery Dogs) é sim um grupo consagrado e que vem com todo o mérito influenciando o cenário do Heavy Metal no mundo todo. Mesmo tendo lançado um EP em 2011, seu álbum de estreia ‘Omertà’ foi lançado em 2012 tendo sido um grande sucesso de crítica, assim como ‘Covertá’, um EP lançado em 2013, no qual gravaram covers de bandas como DIO, Black Sabbath e Heart, sendo seguido pelo álbum ‘Men Of Honor’, também muito bem recebido pelo público e pela imprensa.

Mesmo com toda a solidez construída em tão pouco tempo de existência, um grande baque abalou temporariamente as estruturas da Banda. O inesperado falecimento de A.J. Pero ocorrido no início desse ano, baterista também do Twisted Sister o qual havia substituído Mike Portnoy, com toda a certeza pegou a todos de surpresa. Todavia a banda logo anunciou que em tributo ao músico e amigo continuariam a se apresentar, e desta forma chegaram a Terras Brasilis para uma extensa tour passando pela primeira vez pelo Rio de Janeiro.

Adrenaline Mob - RJ - mai-2015 - por Allan Barata 1O6A4256web_wm

Trazendo para suas apresentações seu mais recente trabalho, o EP ‘Dearly Departed…’ lançado no início de 2015,  Russel Allen, Mike Orlando e seus novos companheiros (o baixista Erik Leonhardt e o baterista Chad Szeliga) subiram ao palco do Circo Voador para uma apresentação histórica. E com toda a certeza, ao longo das 12 músicas apresentadas pela banda, essa foi a sensação de todos que ali presenciaram um concerto de Heavy Metal que beirou a perfeição.

Com a matadora “Mob Is Back” do álbum ‘Man Of Honor’, Allen, Orlando e companhia deram início ao show tornando as dependências do Circo um ambiente pra lá de insano. Na sequência, sem qualquer pausa para respirar, foi oferecida ao público “Let It Go” também do segundo álbum do grupo. O público em uníssono não deixou de cantar por momento algum.  Logo vieram “Dearly Departed” e “Gets You Through the Night”, ambas do último álbum do grupo.

A primeira releitura da noite, uma das marcas do grupo, ficou com a divertidíssima “The Devil Went Down To Georgia”, música de Charlie Daniels, famoso cantor norte-americano de southern rock. Entretanto foi apresentada uma versão levemente diferente da gravada no último EP, mas sem que houvesse qualquer perda.

Antes da segunda releitura que ficou a cargo da ótima “Snortin´Whiskey”, da Pat Travers Band liderada pelo homônimo guitarrista canadense, hora e vez de um dos músicos do grupo apresentar um pouco de suas habilidades. Mike Orlando é um daqueles guitarristas que além de toda competência que dispensa quaisquer comentários é um artista pra lá de expressivo, um instrumentista extremamente interativo com o público e que esbanja toda sua simpatia ao executar com maestria as músicas da banda. E com essa atmosfera o mesmo apresentou seu solo de guitarra, sendo acompanhado pelo público.

Adrenaline Mob - RJ - mai-2015 - por Allan Barata 1O6A4131web_wm

Em sequência vieram músicas do primeiro trabalho da banda. Todavia uma pausa para que uma bela e emocionada homenagem fosse feita a AJ Pero. Foi possível perceber nas palavras do vocalista Russel Allen toda a sinceridade e singeleza em descrever o baterista, sobre quem ressaltou sua solidariedade e caráter como um homem de família, arrancando lágrimas do público. Russel também mencionou o quanto era difícil após uma longa carreira dar início a um novo caminho e agradeceu aos fãs por todo suporte dado a eles. A balada “All Of The Line”, executada em formato acústico, foi dedicada a AJ e foi seguida de mais uma canção unplugged, “Crystal Clear”.

Fechando o set, “Undaunted”, primeira faixa do álbum ‘Omertá’, abriu caminho para que uma grande homenagem fosse feita a quem é reverenciado pelos músicos do supergrupo. A execução de “Black Sabbath Medley” faixa no EP ‘Dearly Departed…’ e “The Mob Rules”, não somente levantou o público a níveis bem mais elevados de euforia, mas como certamente fez com que todos os presentes lamentassem o fim da apresentação. Muito atencioso com os fãs, Russel ao termino do show anunciou que desceria do palco e os atenderia com todo prazer, deixando os presentes ainda mais contentes.

Que conclusões tirar não somente da apresentação do Adrenaline Mob, mas também de República e Noturnall? Que não existe qualquer exagero em relação ao tratamento dado a essas bandas como fomentadoras da New Wave of American Heavy Metal. Em meio a tantos anos de crise criativa pairando pelo cenário musical mundo afora, observamos hoje o surgimento de ótimas bandas a desenvolver trabalhos bastante originais e aplaudidos com todo o merecimento. Que continuemos sendo contemplados com bandas e eventos como esse. Gostaria de deixar aqui meu agradecimento especial a Cacá Araújo, produtor do Circo Voador e Douglas lima, Roadie da tour pela atenção e gentileza com o Portal Metal Revolution em ceder os repertórios das bandas, além de André Smirnoff e a Blog ‘n’ Roll Produções.

Set list Adrenaline Mob:
Mob Is Back
Let It Go
Dearly Departed
Gets You Through The Night
The Devil Went Down To Georgia
Snortin’ Whiskey
All On The Line
Crystal Clear
Undaunted
Black Sabbath Medley
The Mob Rules