Tarja Turunen – The Brightest Void

Tarja - the brightest void 2016

Tarja Turunen – The Brightest Void
CD –
 Shinigami Records / Ear Records (2016)

Texto por Sara Ferrer – o conteúdo expresso reflete a opinião do autor, é de inteira responsabilidade deste
Edição por André Luiz

Dona de uma das vozes mais marcantes de todo o cenário heavy/rock mundial, Tarja Turunen causa expectativa sobre disco seus lançamentos na carreira solo desde que começou a se aventurar como compositora. Pensando em seu público, a cantora resolveu dividir o álbum em duas partes, lançando oficialmente em 03 de junho ‘The Brightest Void’, que conta com participações especiais, além de alguns covers e uma versão remix da música “Paradise (What About Us?)” – colaboração com o grupo Within Temptation – como uma prévia do tão aguardado quarto álbum de estúdio, ‘The Shadow Self’, a ser lançado em agosto.

Logo na abertura do disco, nos deparamos com “No Bitter End” na mesma versão do vídeo clipe – música já conhecida dos fãs que estiveram presente nos shows da turnê do disco ‘Colours In The Dark’ –, canção bem estruturada e cativante, cadenciada e com estilo mais ‘pop’, como geralmente são os singles, mas não deixa de ser um prelúdio do que vem a seguir: um dueto poderoso entre Tarja e Michael Monroe – conhecido na Finlândia por ser vocalista da banda Hanoi Rocks – com “Your Heaven And Your Hell”. Uma faixa rápida a qual mantém arranjos coesos, além do som de gaitas e saxofone que dão um toque especial a mais na música.

“Eagle Eye” vem a seguir, com força e melancolia tão sutil, que a torna uma linda e sublime canção, além de contar com Chad Smith – que dispensa apresentação – nas baquetas, e com a voz de Toni, irmão de Tarja, mostrando que o talento musical corre nas veias da família Turunen.  Enquanto “An Empty Dream” passa dramática e com alguns elementos eletrônicos, “Witch Hunt” mostra-se repaginada e mais contemporânea, bem diferente daquela que nos acostumamos a ouvir em projetos de Tarja calcados na música clássica. Em “Shameless”, a veia hard/rock da vocalista salta! Esta música é vibrante e pesada, com certeza estará presente nos set lists de shows mundo afora, os riffs das guitarras do argentino Julián Barret arrepiam!

Tarja mostra toda sua autenticidade, dando um toque particular à “House Of Wax”, canção original de Sir. Paul McCartney; e sua versatilidade em “Goldfinger”, música que fez parte da trilha sonora do filme de James Bond em 1964 interpretada por Shirley Bassey. E o disco chega ao final com a versão mais orquestrada e dessa vez dando destaque ao vocal de Ms. Turunen em “Paradise (What About Us?)”.

Quando damos por si, passaram-se 50 minutos de um material que vale à pena adquirir, enquanto aguardamos pelo disco oficial ‘The Shadow Self’. Muito obrigada, Tarja, por dividir conosco um pouco do seu mundo que segue caminho entre o clássico e o sinfônico e está sempre a nos dar gratas surpresas!

Faixas:
01- No Bitter End (videoclip version)
02- Your Heaven And Your Hell (feat. Michael Monroe)
03- Eagle Eye (feat. Chad Smith and Toni Turunen)
04- An Empty Dream
05- Witch-Hunt
06- Shameless
07- House Of Wax
08- Goldfinger
09- Paradise (What About Us?) (feat. Within Temptation) New Mix

Confira abaixo o vídeo clipe da faixa “No Bitter End”: