Odins Krieger Fest – 23-07-2017 – São Paulo (Tropical Butantã)

Texto por Ana Karoline Sousa – Fotos por Odins Krieger Fest (Sergio Scarpelli Photos) – Edição por André Luiz

No domingo, 23, aconteceu a 10ª edição do Odin’s Krieger Fest, o maior festival de música viking e folk do Brasil. Depois de passar por Belo Horizonte e Curitiba, foi a vez da capital paulista receber o evento – realizado no Tropical Butantã –, reunindo como atrações Hagbard, Hugin Munin, Confraria da Costa, Tuatha de Danann e a banda holandesa Rapalje. Além dos grupos citados, o evento também contou com lutas nórdicas, muito hidromel, vodka, exposição e venda de produtos como trajes medievais, drinking horns, artesanato e oficial merch das bandas presentes.

A abertura da casa aconteceu por volta das 14h, com o público recebendo na entrada uma dose de vodka Vorus – patrocinadora do evento. A primeira atração do Odin’s Krieger Fest foi a banda Hagbard, a qual iniciou sua apresentação por volta das 15h. Apesar de a casa ainda estar um pouco vazia, a banda natural de Juiz de Fora fez uma apresentação notável, iniciando o show com a faixa “Never Call The Sage To Drink In Your Home” seguida de “Cursed Dwarf”, animando o público presente. Igor Rhein (vocal), Gabriel Soares (teclado, flauta, vocal), Danilo “Marreta” Souza (guitarra), Rômulo “Sancho” Piovezana (baixo, backing vocal) e Everton Moreira (bateria) demonstraram que as bandas nacionais também tem muito a contribuir na cena folk/viking, tanto pela sonoridade quanto presença de palco marcante. Encerraram sua apresentação ao som de “Let Us Bring Something For Bards To Sing”.

Set List Hagbard:
Never Call The Sage To Drink In Your Home
Cursed Dwarf
Relic Of The Damned
War For The Dawn
Iron Fleet Commander
Warriors Legacy
March To Glory
Deviant Heathen
Shield Wall
Let Us Bring Something For Bards To Sing

A segunda banda a se apresentar no evento foi a Confraria da Costa, sem dúvida uma das atrações mais divertidas do festival. A banda que também esteve presente na Heathen Edition do Odin’s Krieger Fest – que aconteceu em novembro de 2016 –, iniciou sua apresentação às 16h30m e conseguiu fazer todo o público se animar e dançar junto. Com temática pirata que vão desde as vestimentas até as letras características que abordam bebedeiras e situações em alto mar, Ivan Halfon (vocal, violão, banjo, flauta), Luiz Pantaleoni (baixo elétrico, contrabaixo, vocal de apoio), Abdul Osiecki (bateria, vocal de apoio), Richard Lemberg (violino), Anderson Lima (guitarra, vocal de apoio), Jhonatan Carvalho (sax, trompete, vocal de apoio) e André Nigro (percussão) deram literalmente um show em sua performance, com destaques para as faixas “És Cadavérico!”, “À Deriva”, “Cia de Canalhas” e “Preparar… Apontar… Fogo”, além da nova faixa “Polka do Diabo”.

Set List Confraria da Costa:
Hungarian Dance n 05
Rússia Reversa
És Cadavérico!
À Deriva
Canto dos Piratas
Lagartos
Cia de Canalhas
Preparar… Apontar… Fogo!!
Polka do Diabo
Oh! Garrafa
Coisas Piores Acontecem no Mar
Balada dos Mortos
Canções de Assassinato
The Basso

Foi então a vez dos santistas do Hugin Munin, que comemoram 10 anos de carreira e aproveitaram o evento para gravar o primeiro DVD da banda – ‘Mighty Thunderstrike: Live At Odin’s Krieger Festival’. Iniciando sua apresentação de puro peso por volta das 18h, com a faixa “What Lies Below”. Surt (vocal), Thorgrim (guitarra) Hjalmar (guitarra), Ymir (baixo) e Troll bateria fizeram o público presente agitar o show em meio a grandes moshs. A apresentação da banda ainda contou com as já tradicionais lutas nórdicas do evento, realizadas pelo grupo Ordo Draconis Belli.

Set List Hugin Munin:
What Lies Below
All For Nothing
Look Skyward And Despair
Ashes Of My Enemy
Hail Odin
Death Or Glory

A penúltima atração do evento ficou por conta dos mineiros do Tuatha de Danann – um dos shows mais esperados do evento. A banda já veterana no Odin’s Krieger Fest  conta em sua formação atual com Bruno Maia (vocal, guitarra, violões), Rodrigo Berne (guitarra, violões), Giovani Gomes (baixo), Edgard Britto (teclado), Alex Navar (uilleann pipe) e Rodrigo Abreu (bateria). Iniciou sua apresentação por volta das 20h com “We’re back” – do último álbum ‘Dawn Of A New Sun’. A apresentação do Tuatha de Danann seguiu animada com o público que curtia o show ao som de faixas como “Believe: It’s True!” e “Tan Pinga Ra Tan”, terminando por volta das 20h ao som de “The Last Words”.

Set List Tuatha de Danann:
We’re Back
Rhymes Against Humanity
Believe: It’s True!
Battle Song
Tan Pinga Ra Tan
The Brave And The Herd
Us
Land Of Youth
The Last Words

Era chegado o momento da atração mais esperada da noite. A banda holandesa Rapalje já começou a chamar atenção pelo início do show: David Myles surgiu tocando sua gaita de fole no fundo da pista em um carrinho, sendo empurrado por roadies até o palco. Em meio a longa introdução, os demais integrantes da banda ícone da música celta/folk, Dieb (vocal, violino, flauta, acordeão), William (vocal, gitouki, bandolin, bodhrán) e Maceal (vocal, gaita, bodhrán) surgiram no palco e iniciaram o show com a sequência “Glen Cloe”, “Johnnie Cope” e “Galway Girl”, fazendo com que a pista do Tropical Butantã se tornasse um salão de dança para os fãs que curtiam a apresentação dançando e cantando animados. Era nítida a animação e carisma da banda que seguia sua apresentação em tom divertido, animando cada vez mais os fãs presentes que não ficavam parados um só segundo. A apresentação da banda ainda contou com a versão folk de “Heart Of Steel (Manowar cover), balões sendo jogados a plateia ao som de “Raggle Taggle Gypsy”, além das clássicas “Wat Zullen We Drinken” e “The Drunken Sailor”. O show foi encerrado por volta das 23h com a faixa “Flatlands”, deixando os fãs satisfeitos mas ainda com um gosto de quero mais. Agradecimentos à OKF pela produção do evento e Tedesco Mídia pelo credenciamento de nossa equipe.

Set List Rapalje:
Glen Cloe
Johnnie Cope
Galway Girl
Here’s To You
Skye Boat Song
Under The Scotsmans Kilt
As I Roved Out
Raggle Taggle Gypsy
Caledonia
Heart Of Steel (Manowar cover)
Scotland’s Story
Home Is Where My Friends Are
Wat Zullen We Drinken
The Drunken Sailor
Loch Lomond
Flatlands

(Visited 105 times, 1 visits today)