Saxon – 03-05-2018 – São Paulo (Tropical Butantã)

Texto por Evanil Jr. – Fotos por Evanil Jr. – Edição por André Luiz

Desde que o Tropical Butantã começou a receber show de metal, nunca se viu a casa tão cheia quanto no último dia 03 de Maio, para o show dos ingleses do Saxon. A última apresentação da banda em território nacional havia sido em 2011. E pelo fato de ser a única apresentação na América do Sul, mobilizou fãs de todas as partes para acompanhar este show que teve quase 2 horas de duração.

A abertura ficou por conta do Armored Dawn, banda que fez alguns shows com o Saxon pela Europa. O Armored Dawn é composto por Eduardo Parras (vocal), Timo Kaarkoski e Tiago de Moura (guitarras), Fernando Giovannetti (baixo), Rafael Agostino (teclado) e Rodrigo Oliveira (bateria).

Com sua legião de fãs fiéis, que seguem a banda em toda apresentação, começaram o show com a música “Bloodstone”, do último cd ‘Barbarians In Black’, seguida por “Chance To Live Again” e “Eyes Behind The Crow”. A apresentação foi empolgando o público e aquecendo pouco a pouco para o que estava por vir logo em seguida. Eduardo demonstrou toda sua simpatia para com público e até o guitarrista finlandês Timo arriscou se em conversar com a galera. Executaram também a música “Sail Away”, a mais conhecida do público, antes de encerrarem a apresentação com “Beware Of The Dragon” e logo em seguida começar a arrumação do palco para a banda principal da noite.

Set List Armored Dawn:
Bloodstone
Chance To Live Again
Eyes Behind The Crow
Survivor
Sail Away
Gods Of Metal
Barbarians In Black
Beware Of The Dragon

 

Pontualmente as 21h30m, a banda composta por Biff Byford nos vocais, Paul Quinn e Doug Scarratt nas guitarras, Nibbs Carter no baixo e Nigel Glocker na bateria iniciou uma das mais esperadas apresentação dos últimos anos no país, a começar pela introdução “Olympus Rising” e a música que dá nome ao último CD, “Thunderbolt”, seguida por “Sacrifice”, do álbum anterior. O que se via no começo de show era uma banda que, apesar de cansada pela longa viagem feita até São Paulo, demonstrava-se empolgada, com fôlego e extasiando cada um dos presentes no Tropical Butantã.

O Saxon que seguiu fazendo um mix entre músicas mais novas – “Nosferatu (The Vampires Waltz)” e “Battering Ram” – e clássicos de sua carreira, como “Motorcycle Man” do cd ‘Wheels Of Steel’ de 1980 e “Strong Arm Of The Law”, do álbum homônimo também da década de 80. Ou seja, seja a nova ou a velha geração de fãs da banda, a empolgação vista era a mesma.

Seguindo a mescla de idas e vindas no tempo, “Power And Glory” precedeu “Sniper”, que está no novo cd da banda. Após “Never Surrender”, Biff conversou com o público e perguntou o que gostariam de ouvir, citando algumas músicas clássicas e bem conhecidas da banda. E para surpresa de todos, a banda executou “Ride Like The Wind”, canção cuja própria banda falou que não tocavam ao vivo há muito tempo e que colocou mais fogo no público, mantendo o êxtase para música seguinte, “Broken Heroes”, outro grande clássico surpresa no repertório, e logo em seguida, voltando ao último cd com “They Played Rock n Roll”.

Mostrando com a mistura do novo e do clássico funciona, os músicos – que mais pareciam adolescentes no palco – tocaram “Sons Of Odin” do último disco e já foram direto para uma das mais esperadas da noite, “Crusader”, um mega clássico do Saxon direto do álbum homônimo de 1984, não se via alguém que não estivesse cantando junto com os caras esta música. Outro grande hino dos britânicos, “Princess Of The Night”, precedeu o fim da primeira parte do show.

O Saxon retornou para o bis com “Heavy Metal Thunder” e logo em seguida “Wheels Of Steel”, saindo mais uma vez do palco e retornando para um segundo encore, desta vez para encerrar com chave de ouro o maravilhoso show com “Denim And Leather” de 1981.

Todos saíram do Tropical Butantã com a sensação de que o tempo passou rápido demais e que se tocassem por mais 2 horas, ninguém perceberia. Um show de qualidade, de clássicos, de música boa e empolgação, deixando o público ansioso para um próximo show destes caras. Esperamos que não demore tanto desta vez. Agradecimentos à Top Link Music, Rádio Corsário e The Ultimate Music.

Set List Saxon:
Intro – Olympus Rising
Thunderbolt
Sacrifice
Nosferatu (The Vampires Waltz)
Motorcycle Man
Strong Arm Of The Law
Battering Ram
Power And The Glory
Sniper
The Secret Of Flight
Dallas 1 PM
Never Surrender
Ride Like The Wind
Broken Heroes
They Played Rock And Roll
And The Bands Played On
747 (Strangers in the Night)
Sons Of Odin
Crusader
Princess Of The Night

Heavy Metal Thunder
Wheels Of Steel

Denim And Leather

(Visited 121 times, 4 visits today)