Tattoo Week SP – 19-10-2018 – São Paulo (São Paulo Expo)

Texto por André Luiz – Fotos por Julio Szoke – Edição por André Luiz

A 8ª edição da Tattoo Week, maior feira de tatuagem do mundo, trouxe à São Paulo Expo 3500 profissionais de tatuagem do planeta, espalhados por 660 estandes em 30 mil metros quadrados. O público recrde de 92 mil pessoas pôde conferir atrações diversas, tanto com foco no entretenimento como na área de negócios, passando por dicas de saúde e concursos culturais, consolidando a Tattoo Week a cada edição no roteiro anual dos principais eventos do país

O evento arrecadou 59 toneladas de alimentos para a Casa de David em sua promoção do ingresso social pelo qual o visitante adquiriu a entrada pela metade do preço caso doasse 1 kg de alimento não perecível. Nos três dias de Tattoo Week foram realizadas cerca de 2 mil tattoos para o tradicional concurso de tatuagem, sendo 860 trabalhos apresentados somente no sábado (20). Artistas brasileiros e internacionais dedicaram talento e técnica para apresentar arte na pele do mais alto nível para o concurso de tatuagem.

Em parceria com a Associação Brasileira de Micropigmentadores (Abramic), 100 mulheres que passaram ou ainda estão em tratamento de câncer receberam a doação de uma tatuagem cosmética durante a Tattoo Week SP 2018. O estande foi um dos destaques do evento e, durante os três dias, mais de 10 profissionais atenderam o público, tirando dúvidas sobre a técnica de micropigmentação e explicando sobre a ação beneficente.

Artistas e estúdios de destaque pelo mundo marcaram presença, com destaque para o peruano Stefano Alcântara, os estúdios argentinos Yeyo Tattoo e Mandinga Tattoo, o La Razza Tattoo direto da Califórnia, além de celebridades brasileiras da pele como Chico Morbene e Monkey Tattoo. O convidado especial do evento foi Máximo Magneto, da Alemanha.

Os concursos também foram destaque. Na edição 2018 foram 27 categorias diversas para escolher as melhores artes em P&B, aquarela, comics, old school, pontilhismo, tribal, realismo, oriental e demais categorias. Para os body piercers, também houve votação do melhor piercing simétrico aplicado e do melhor procedimento. Já o responsável pela melhor tatuagem do evento ainda recebeu troféu, medalha e uma moto customizada no estilo anos 60. O júri técnico do festival foi formado por especialistas da arte na pele do mais alto gabarito artístico.

Como não poderia faltar, houve a escolha da Miss Tattoo com a novidade da versão masculina, o Mister Tattoo, inédito na Tattoo Week. Ambos com direito a desfile duplo – trajes padrão da Tattoo Week na sexta-feira para o júri avaliar as tatuagens, e no sábado outra novidade, trajes de gala para o desfile final.

Em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde, a Tattoo Week ofereceu ações educativas e preventivas durante o evento como workshops para profissionais e público ensinando práticas sanitárias seguras para estabelecimentos de tatuagem, maquiagem definitiva e piercing. A SMS também possuiu um estande no qual os participantes do evento poderiam realizar testes rápidos para diagnóstico de HIV, sífilis e hepatite C, além da distribuição de folders educativos para prevenção de doenças transmissíveis pelo sangue, preservativos e lubrificantes.

Música e exposições de arte se fizeram presente através de apresentações de artistas como CPM 22, Dead Fish, Garage Fuzz, Edi Rock, Negra Li entre outros, além de DJs se intercalando nas pick ups. A dança fica por conta do concurso de Break. A Tattoo Week também contou com três exposições inéditas sobre urban culture: inédito na América Latina, a mostra “Museu do Skate Soviético” reuniu peças relacionadas à prática do esporte na extinta União Soviética, museu itinerante criado na Rússia em 2005 com mais de 140 itens colecionados entre a década de 70 e 90; a exposição “Corpos perfurados: Uma história do bodypiercing no Brasil” revisitando diferentes momentos da história do piercing no país e; a exposição “Vista Art” composta por 30 capacetes retrôs customizados por artistas plásticos e conceituados tatuadores –  esta última patrocinada pela marca de capacetes Bieffe, sendo que todas as peças foram disponibilizadas em leilão e a renda arrecadada revertida à GRAACC.

Confira álbum completo com imagens exclusivas da exposição (agradecimentos às equipes Tattoo Week, São Paulo Expo e Matsuda Press).

(Visited 75 times, 2 visits today)